terça-feira, 19 de outubro de 2010

Porque?

 Estava conversando com um amigo uma noite dessas, e veio o papo sobre musicas marcantes e uma simples pergunta: "Porque as musicas que mais marcam são as de despedida?"
 Vamos pegar como exemplo a Jeremy do Pearl Jam, vocês conhecem a história dessa musica? Ela foi escrita pelo líder e vocalista da banda ao ver uma notícia de um menino de uma escola que sofria de bullying tinha cometido suicídio, e para ajudar ainda mais, os pais do menino eram problemáticos. Resultou que o menino não queria machucar ninguém e chegou na frente da sala de aula com um revolver e deu um tiro na cabeça, comovido com a história compôs a musica em homenagem.
 Este é apenas um exemplo, tem outros clássicos como a 'Tears in heaven' do Eric Clapton, 'American pie' Don Maclean, 'In this river' do Black Label Society dedicada ao guitarrista da banda Pantera, assassinado em pleno show por um "fã" que foi armado em um dos shows e deu um tiro na cabeça de Dimmebag Darrel, 'Epitáfio' dos Titãs que por sinal é uma musica linda, e se não me engano, foi composta para uma menina que algum membro conheceu, e veio a falecer de câncer.
 Não podemos esquecer da maravilhosa 'November rain' do Guns 'N Roses, que o Axl Rose compos para o filho dele que havia falecido, e que marcou muitos momentos da minha vida, junto com a 'Nothing else maters'.

 Talvez por que música seja uma maneira de expressar sentimentos, e nós seres humanos somos inundados de sentimentos, quando ocorre uma perda de um amigo, um familiar e até mesmo uma pessoa que nós amamos esse sentimento fica a flor da pele, entrando em erupção como um vulcão mesmo, logo, a musica acaba sendo um meio de expressar isso e fazer uma homenagem.
 Eu ainda não consegui compor uma, mesmo tendo perdido um grande amigo que vou levar para sempre tudo o que me ensinou. Só consegui dedicar uma musica à ele do Lynard Skynard 'Simple man' se puderem ver a letra, entenderam um pouco do que estou falando, vou linkar para facilitar  -> Simple Man
 E para quem aprecia música clássica, tem a famosa 9ª Sinfonia de Beethoven, também como uma forma magnífica de expressar uma centelha de amor e louvor.

 O dia que eu compor uma musica, pelomenos a melodia, terei o prazer de mostrar à vocês! Por enquanto tenho apenas letras, que no momento apropriado vou postar aqui.


 Agora é a vez de vocês me responderem "Porque as musicas que mais marcam são as de despedida?" 








O que faz voce feliz?

a lua, a praia, o mar
a rua, a saia, amar...
um doce, uma dança, um beijo,
ou é goiabada com queijo?

Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde,
arroz feijão, matar a saudade
o aumento, a casa, o carro que voce sempre quis
ou são os sonhos que te fazem feliz?

Um filme, um dia, uma semana
um bem, um biquini, a grama..
dormir na rede, matar a sede, ler
ou viver um romance?

o que faz voce feliz?

um lapis, uma letra, uma conversa boa
um cafune, cafe com leite, rir a toa
ou sera um choro que te faz feliz?

A causa, a pausa, o sorvete
sentir o vento, esquecer o tempo
o sal, o sol, um som
o ar, a pessoa ou o lugar?
agora me diz, o que faz voce feliz?

(não sei o nome do autor)





2 comentários:

  1. Nao sei te explicar, unica coisa que sei eh que de vc nunca quero me despedir... Amo vc Paulinho S2

    ResponderExcluir
  2. As músicas que marcam a minha vida não são necessariamente de despedida...
    Normalmente me marca a música que diz oq eu estou sentindo naquele momento.
    Mas pra mim, cada música(que eu ouço e que não é qualquer coisa - haha) traz uma onda de sentimentos, me remete à um tempo específico da minha vida.
    Se a música é nova e eu gostei muito dela, certeza q algum tempo depois, ela trará o sentimento, o momento de quando eu a ouvi pela primeira vez, ou costumava ouvir.
    Tanto a melodia,quanto a letra de uma música são, para mim, a palavra que eu não disse, o sentimento que eu escondi, o choro que eu segurei, a risada que eu não quis dar...
    Se quiser saber oq se passa na minha alma, só pergunta a música que eu estou ouvindo...xD
    (profundo né?!)
    Hahaha
    Beijo grande

    ResponderExcluir